Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viagem no tempo: conheça a história da Fábrica de Tecidos Bangu

Programa também destaca o histório voo do 14-Bis

Memória do Brasil

No AR em 05/12/2013 - 01:00

O glamour das mulheres vestidas com tecidos da Fábrica BanguComandado pelo jornalista e escritor Ruy Castro, o Memória do Brasil desta semana joga luz sobre mais duas obras do cineasta e fotógrafo Jean Manzon.

Os Campeões da elegância”, produzido por Jean Manzon, em 1955, é o destaque do primeiro bloco do programa. O estádio do Maracanã, com apenas 5 anos de idade, é o ponto de partida do filme sobre a histórica Fábrica de Tecidos Bangu. Construída no bairro de mesmo nome, em 6 de fevereiro de 1889, ela mudou rapidamente a cara do ambiente rural do lugar, transformando-o em urbano. O documentário mostra que, enquanto os tecidos Bangu reinavam nas passarelas e vestiam as elegantes do Brasil, reinava também o craque Zizinho nos gramados do futebol. A fábrica Bangu era a maior e mais moderna unidade industrial do Rio.

No segundo blobo do programa entra em cena outra obra de Manzon, produzida em 1972: o documentário “Alberto Santos Dumont, o inventor”, que apresenta um ator interpretando o pai da aviação, com seu típico chapéu de aba mole, o terno, o bigodinho. Ele aparece primeiro na fazenda onde Santos Dumont nasceu, em Cabangu, Minas Gerais, e depois na sua casa em Petrópolis. Por intermédio de filmes e fotografias antigas, o filme descreve a saga de Santos Dumont em Paris no início do século XX: os primeiros vôos de balão, o dirigível movido a gasolina, a famosa volta em torno da Torre Eiffel em 1901 e o histórico vôo do 14-Bis.

 

 

 




Criado em 22/11/2013 - 18:40 e atualizado em 24/01/2014 - 18:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí