Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma Canção Brasileira

Memória do Brasil exibe documentário de Jean Manzon filmado em 1983

Memória do Brasil

No AR em 10/03/2017 - 02:30

Jean ManzonProduzido em 1983, o documentário Uma Canção Brasileira, de Jean Manzon, é uma viagem pelas riquezas e belezas do Brasil. Conta com texto de David Nasser e locução de Sergio Chapelin, que, em certa altura, narra: “em Marajó, foi feito um pacto entre o rio e os homens: a água está em toda a parte.

O programa tem comentários especiais do jornalista e escritor Ruy Castro. E o seguinte depoimento de Julio de Mesquita Neto: “Eu assisti 400 jornalistas de toda América aplaudirem de pé o filme Uma canção brasileira. É um filme de extraordinária beleza. É uma poesia comovente”.

Jean Manzon chegou ao país em 1940, depois de trabalhar no jornal “France-Soir”, na revista “Paris-March”, e para o serviço cinematográfico da Marinha Francesa. Foi condecorado várias vezes no Brasil e no exterior.

Ao longo de sua trajetória no Brasil, Jean Manzon desenvolveu um estilo pessoal inconfundível. Entre 1943 e 1952 fotografou para a revista “O Cruzeiro”, ao lado do jornalista David Nasser. Seu trabalho foi um dos fatores responsáveis pelo aumento da tiragem da revista “O Cruzeiro” e de sua enorme popularidade.

Manzon revelou aspectos até então desconhecidos do país. Ele nos legou uma rica iconografia que abrange os mais diversos temas: a aculturação das nações indígenas, a peculiaridade dos tipos humanos regionais, a natureza, o crescimento das cidades, a industrialização, o carnaval, além dos problemas sociais.

Mas não foi apenas o Brasil que se encantou com o cinema de Jean Manzon. Dos onze prêmios nacionais e internacionais recebidos, alguns alcançaram as telas e críticas internacionais como: “Samba fantástico” - 1955 em Cannes, “Amazônia”- 1958 Leão de Ouro da Bienal Internacional de Veneza – “Uma canção brasileira”- 1980 Medalha de ouro na China, “Brasil terra de contrastes” – 1983 aplaudido no Lincon Center em Nova Iorque, “O novo Brasil” – 1990 “Award Festival Industrial” de Chicago pelo seu último trabalho.

Vale lembrar que o acervo Jean Manzon é um dos maiores patrimônios cinematográficos de preservação da história e da memória no Brasil e em toda América Latina produzido por um só artista.




 

Direção: Carlos Alberto Vizeu

Produção: Giuliana Correia

Apresentação: Ruy Castro

 

Criado em 01/10/2013 - 20:31 e atualizado em 06/03/2017 - 15:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí