Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dmitri Mendeleev - a origem das coisas e da Tabela Periódica dos elementos

Só a química pode explicar como a matéria é formada

Mentes Brilhantes

No AR em 28/07/2016 - 20:00

Dmitri Mendeleev criou a Tabela PeriódicaVocê vai ver no Mentes Brilhantes desta semana que o Barão quer se tornar rico, fazendo seu próprio ouro, quando Dmitri Mendeleev, o importante químico russo que criou a primeira versão da tabela periódica, aparece e lembra que só a química pode explicar como a matéria é formada combinando elementos diferentes da natureza.

Dmitri Mendeleev (1834-1907) tornou-se um dos maiores gênios da história graças ao seu trabalho relacionado à periodicidade dos elementos químicos. Ele estudou as propriedades dos elementos e suas massas atômicas e anotou e colecionou as informações sobre os elementos conhecidos na época.

Dmitri criou um cartão para cada um dos 63 elementos conhecidos. Conforme observava alguma semelhança, mudava a posição desses cartões. Cada um deles continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas e físicas. Colocando-os numa mesa, organizou-os em ordem crescente de massas atómicas, agrupando-os em elementos de propriedades semelhantes. Assim, ele formou a tabela periódica!

 

 




Direção: Federico Badía (Astrolab)
Produção: Grafizix

Criado em 23/06/2015 - 14:48 e atualizado em 26/07/2016 - 16:36

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí