Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Horror e Terror

Episódio traça a história do terror na literatura e cinema nacionais

Mídia em Foco

No AR em 17/09/2018 - 22:45

A palavra horror deriva do latim horrore e significa eriçar, ficar com o cabelo em pé. A poesia de Manuel Inácio Silva Alvarenga já trazia elementos do horror à literatura brasileira no final do século 18. Apesar disso, a obra considerada como o primeiro livro de terror brasileiro foi lançada apenas em 1963: “Noite Diabólica – contos macabros”, do mestre do horror Rubens Francisco Lucchetti. O filme “À meia-noite levarei sua alma”, de José Mojica Marins, foi lançado em 1964 e é considerado o grande marco do terror brasileiro nas telas. 

Confira o conteúdo extra deste episódio

Apesar do cinema nacional flertar com o gênero desde os anos 1930, no final da década de 1960, Mojica e R.F. Lucchetti se juntaram e produziram programas de TV como o “Estranho Mundo de Zé do Caixão”, histórias em quadrinhos e longas-metragens, todos com grande sucesso de público. O “Xangô de Baker Street”, adaptação cinematográfica do livro homônimo de Jô Soares, estreou em 2001 misturando comédia com cenas de horror. 

Em 2008, o terror nacional volta às telas com os lançamentos de “A Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins, e do alternativo “Mangue Negro”, de Rodrigo Aragão. Nos últimos anos, o gênero cresce com a produção de longas como “As Boas Maneiras”, “Diário de um Exorcista – Zero” e “O Nó do Diabo”, além de séries como “Zé do Caixão” e “Contos do Edgar”.

“Eu vejo que o cinema nacional de terror pode crescer muito, as empresas podem ajudar, podem e devem porque é um gênero que é muito consumido”, diz a cineasta Liz Marins
“Eu vejo que o cinema nacional de terror pode crescer muito, as empresas podem ajudar, podem e devem porque é um gênero que é muito consumido”, diz a cineasta Liz Marins - Divulgação/TV Brasil

Participam deste episódio:

Gabriela Amaral Almeida, cineasta.

Laura Loguercio Cánepa, jornalista.

Liz Marins, atriz e cineasta.

Tags:  terror horror

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 10/09/2018 - 23:00

Ultimas

O que vem por aí