Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agro Nacional apresenta aplicação da biotecnologia na agricultura

Agro Nacional

No AR em 01/12/2019 - 06:00

O Agro Nacional desta semana fala sobre a aplicação da biotecnologia na agricultura, visita uma fazenda vertical de cogumelos no Rio de Janeiro e uma criação de búfalos no Distrito Federal e, ainda, conhece um curso de imersão em agrofloresta para cultivo de plantas medicinais e aromáticas.

Este será o último episódio inédito da segunda temporada do programa, mas partir de 8 de dezembro, o Agro Nacional passa a fazer parte da programação de verão da TV Brasil com a reexibição das melhores reportagens do ano.  

A aplicação da biotecnologia na agricultura tem contribuído para melhorar a qualidade de plantas e aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável, cultivando alimentos de maior valor nutritivo e espécies mais adaptadas a condições adversas de clima e solo, além de mais resistentes a pragas e pesticidas. O Agro Nacional traz uma entrevista com Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). 

O programa traz a importância da biotecnologia na agricultura
O programa traz a importância da biotecnologia na agricultura - Divulgação/TV Brasil

Vamos também conhecer uma criação de búfalos que existe desde 1998. Esses animais rústicos que podem chegar a pesar 900kg são muito dóceis, resistentes e têm grande facilidade de adaptação ao meio ambiente. Mostraremos as características produtivas dos búfalos, tanto para a produção de carne quanto de leite e seus derivados, como o queijo muçarela.

O Agro Nacional visita uma criação de Búfalos
O Agro Nacional visita uma criação de Búfalos - Divulgação/TV Brasil

Em pleno centro urbano do Rio de Janeiro, vamos visitar uma fazenda vertical de cogumelos. O cultivo é feito em ambiente controlado instalado dentro de um container reciclado ao lado de um supermercado. O sistema chega a dobrar a produtividade em relação a uma estufa tradicional. 

Agro Nacional visita uma fazenda de cogumelos no Rio de Janeiro
Agro Nacional visita uma fazenda de cogumelos no Rio de Janeiro - Divulgação/TV Brasil

Nossa equipe foi conhecer ainda um curso de imersão no mundo da agrofloresta com foco em plantas medicinais e aromáticas. Nesse processo, os alunos aprende coisas como os princípios ativos e substâncias terapêuticas, planejamento, plantio e colheita de plantas medicinais e aromáticas, além de entenderem como são feitos os processamentos dessas plantas para a produção de infusões para chás, óleos essenciais e até cosméticos.

O Agro Nacional apresenta, todas as semanas, reportagens sobre tecnologias para a produção, culinária, atrações turísticas do interior do país e a cobertura de feiras agrícolas. O programa vai ao ar aos domingos, às 6h, com reprises segunda-feira, às 4h, e sábado, às 7h., PLANTAS

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/11/2019 - 12:25

Últimas

O que vem por aí