Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o primeiro café carbono neutro do Brasil

Agro Nacional

No AR em 26/03/2023 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos até o município de Três Pontas em Minas Gerais para conhecer o primeiro café carbono neutro do Brasil. Inspirado por um livro do empresário Bill Gates, o cafeicultor Marcelo Brito resolveu investir numa produção capaz de neutralizar as emissões de carbono contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Primeiro café carbono neutro do Brasil
Primeiro café carbono neutro do Brasil - Divulgação/TV Brasil

Em Mogi Mirim no interior de São Paulo, vamos ver como está o desenvolvimento de novas tecnologias para o combate a pragas que afetam as pastagens. Uma das pragas que mais causa prejuízo ao pasto é a chamada cigarrinha das pastagens que provoca danos muito impactantes similares aos de uma queimada. 

Vamos conhecer a bela história de uma família de pecuaristas da Fazenda Sucuri localizada no município de Terenos - estado de Mato Grosso do Sul. Além de contar um pouco da história da família, o proprietário Gustavo Serra fala da importância do cuidado com as pastagens na criação de gado e também destaca a contribuição do uso de herbicidas para controle de plantas daninhas. 

Você vai ver dicas importantes para produzir um bom capim e controlar o crescimento de plantas daninhas. O diagnóstico da propriedade identificando os cuidados que se deve ter para garantir uma boa forrageira na alimentação do gado pode aumentar e muito a produtividade dos criadores. 

Vamos até Rifaina que fica no noroeste paulista na divisa com Minas Gerais para ver o impacto da piscicultura na geração de empregos na região e no resto do país. A atividade é responsável por cerca de um milhão de empregos diretos e dois milhões de empregos indiretos no Brasil e a tendência é de crescimento.

Você vai acompanhar mais um episódio da incrível série Seu Dinheiro é Capim onde a zootecnista Janaina Martuscello fala sobre a importância das pastagens na criação de gado. Vamos conferir algumas dicas de como fazer uma pecuária sustentável ambientalmente a partir de pastos bem manejados. 

E tem ainda uma matéria especial sobre a importância do cuidado com os cascos dos cavalos e como isso influencia diretamente no desempenho, na qualidade de vida e na longevidade dos animais. Uma boa nutrição, limpeza adequada e aparação correta dos cascos são algumas das medidas essenciais para garantir a saúde dos equinos.

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h com reprise aos sábados às 08h.
 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/03/2023 - 13:05

Últimas

O que vem por aí