Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como o plantio direto beneficia o solo e aumenta a produtividade

Agro Nacional

No AR em 02/04/2023 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos falar sobre o plantio direto - técnica na qual a semente é colocada no solo não revolvido usando semeadeiras especiais. Em uma fazenda de grãos na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, você vai conhecer as vantagens que o plantio direto traz em relação ao método convencional.

Regeneração do solo por meio da técnica de plantio direto
Regeneração do solo por meio da técnica de plantio direto - Divulgação/TV Brasil

Vamos conhecer uma fazenda que é referência na criação de gado nelore no país. A empresa Carpa Serrana é pioneira em várias técnicas como redução da idade de abate, confinamento do gado nelore e também estratégias de integração lavoura-pecuária.

Você vai acompanhar um breve panorama sobre o setor pecuário e saber quais são as perspectivas para a criação de gado no país. A expectativa é de que haja uma intensificação cada vez maior da pecuária brasileira e que medidas como melhoramento genético e o uso de aditivos nutricionais contribuam para a redução das emissões de metano.

No interior paulista, na cidade de Tietê, vamos conferir algumas dicas importantes que podem ajudar os criadores de cavalo no período de seca. Comprar e estocar feno de capim ou feno de alfafa são opções econômicas e eficientes para a nutrição dos equinos nas épocas de estiagem.

Vamos até Campinas - terceira maior cidade do estado de São Paulo - para conhecer uma usina de compostagem pioneira no Brasil. Localizada na Fazenda Santa Elisa, onde também fica o Instituto Agronômico de Campinas, a usina é capaz de transformar lodo de esgoto em fertilizantes orgânicos.

Vamos falar também sobre o controle de plantas daninhas em áreas de pastagens. Você vai conhecer detalhes sobre a evolução desse tipo de controle que já tem mais de 6 décadas e é fundamental para a pecuária brasileira.

Em São Paulo vamos ver as vantagens que o modal ferroviário oferece no transporte de cargas como o biocombustível. A retomada de investimentos públicos e privados permitiu um crescimento considerável do setor ferroviário no Brasil nos últimos anos: um transporte mais seguro, mais barato e que polui menos.

Em Piracicaba, no interior de São Paulo, você vai conhecer algumas pesquisas realizadas na ESALQ-USP relacionadas à pecuária de corte. A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"  é uma unidade da Universidade de São Paulo voltada ao ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas das ciências agrárias, sociais aplicadas e ambientais.

Apresentadora do Agro Nacional, Jaqueline Silva
Apresentadora do Agro Nacional, Jaqueline Silva - Divulgação/TV Brasil

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h com reprise aos sábados às 08h.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  plantio direto

Criado em 27/03/2023 - 12:15

Últimas

O que vem por aí