Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A presença de Camarões e EUA no Brasil

Kevin e Alexandrine partem em busca de vestígios da imigração

BR14 A Rota dos Imigrantes

No AR em 02/07/2014 - 22:30

O jornalista americano Kevin radicou-se em São Paulo, mas costuma visitar Fernando de Noronha.Alexandrine trocou Camarões por Brasil e agora procura outros camaroneses que tomaram a mesma decisão.Camarões
Alexandrine tem 29 anos, é formada em turismo e trabalha em uma companhia aérea no aeroporto de Brasília. Trocou Camarões pelo Brasil a convite de um tio diplomata. Quando pensava em deixar seu país, imaginava uma vida na França, país que recebe o maior numero de imigrantes camaroneses. Em terras brasileiras, sentiu imediatamente a diferença cultural. Baseou-se nos desafios da adaptação, integração e racismo para escrever sua tese de conclusão de curso. “Nunca tinha parado para pensar que sou negra. No meu país, todo mundo é da minha cor”. Para viver plenamente a escolha de uma nova terra onde morar, deixou de andar com camaroneses ou africanos e passou a viver uma vida bastante brasileira. Depois de anos, começou a sentir falta do seu país e da sua cultura. A fim de entender como se adaptaram outros conterrâneos, Alexandrine viaja por cidades brasileiras em busca de outras histórias de vida.

Estados Unidos – Um sonho latino-americano
Kevin é jornalista de viagens que escreve para uma série de publicações, incluindo o famoso guia Lonely Planet. Já viajou a mais de 80 países, mas escolheu o Brasil como casa. Casado com uma brasileira que conheceu em Fernando de Noronha, em uma de suas viagens, mora hoje em São Paulo mas volta com frequência à ilha, onde sua mulher tem casa.

Curioso e explorador, Kevin observa uma série de influências norte-americanas na cultura do Brasil, no entanto não sabe muito sobre a história da imigração e  da presença dos EUA em solo brasileiro. Apesar de nunca ter havido um grande fluxo de norte-americanos para o Brasil, ele existiu e deixou marcas por onde passou. Kevin vai em busca deste legado.

 




Direção: Miguel Varca e Rafael Calil
Produção: Miguel Varca e Duo2 Multimídia

 

Criado em 10/06/2014 - 15:17 e atualizado em 10/06/2014 - 15:19

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí