Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alemanha e Austrália

Um bisneto de alemão e uma australiana são as personagens deste

BR14 A Rota dos Imigrantes

No AR em 26/06/2014 - 22:30

No BR 14 - A Rota dos Imigrantes de hoje você vai conhecer o estilo de viver de Ed Staudinger, 32 anos, músico que nasceu em Recife, Pernambuco e cujo bisavô fugiu da guerra e veio para o Brasil, se instalando no Nordeste. Em busca de um maior contato com o seu passado, Ed embarca para Pomerode, Santa Catarina, denominada a cidade mais alemã do Brasil. Outra personagem deste episódio é  Monica Robinson, 28 anos, filha de um australiano com uma brasileira, que sempre se sentiu estrangeira onde quer que fosse. Ela vai fazer a Austrália, que fica do outro lado do mundo, ser muito mais parecida com o Brasil do que imaginamos. 

Ed vai em busca das raízes alemã em PomerodeDona Hanna apresenta comidas típicas para EdLogo no primeiro bloco, a experiência de Ed em Pomerode começa pela área rural, através dos montes e vales que cercam a cidade e onde ainda vive uma população orgulhosa de suas raízes. Seu guia é Ronald, um descendente de alemães que leva turistas curiosos através das mais de 50 casas em estilo enxaimel. Na rota, Ed visita Rogério e seu pai, dois camponeses que ainda moram na mesma casa desde que os primeiros familiares alemães pisaram no Brasil. Em seguida Ed conhece o maestro da Banda Municipal de Pomerode, Rafael, e alguns alunos. Eles conversam sobre manter tradições através da musica e como fazer com que os jovens não percam o interesse pelas suas tradições.

De volta ao campo, Ed conhece Dona Hanna, que faz a melhor cuca do Brasil, ainda confeitado exatamente do mesmo jeito que sua mãe lhe ensinou. Os dois conversam ao redor de uma mesa farta de receitas típicas. “Enquanto eu puder, eu vou manter isso. É talvez uma coisa insignificante, mas pra mim é muito importante”, ela reflete. Ao final, Ed encontra Edson, um apaixonado pelas histórias das famílias alemãs no Brasil, e ele tenta desvendar para Ed a história do seu sobrenome.

Monica, que nasceu na Austrália, se sente estrangeira em qualquer lugarNo segundo bloco do programa, Monica, que nasceu em Camberra mas veio para o Brasil com 5 anos, conta que cresceu e viveu desde então em São Paulo e se acostumou a ser chamada de australiana pelos colegas. Aos 18 anos se mudou sozinha para a Austrália, onde viveu por 5 anos. “Eu sempre tive muita vontade de voltar pra lá por algum motivo, achando que eu fosse me sentir talvez em casa. Chegando lá eu descobri coisas na minha personalidade que talvez eu aprendi com meu pai que vem de lá, mas eu também descobri mais jeitos brasileiros meus”. Em São Paulo ela conhece Timothy, 44 anos, há cinco no Brasil. Casado com uma brasileira ele tem uma filha de 3 anos, que vive uma infância parecida com a dela própria.

Em seguida, Monica viaja para Brasília, para acompanhar um amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália. No parque da cidade ela conhece Tim, um australiano que vive no Brasil e que tenta manter alguns traços da sua cultura. Depois de assistirem ao jogo, ela conclui:  “é uma descoberta de coisas da minha identidade”.




Direção: Rafael Calil e Miguel Varca
Produção: Duo2 Multimídia Ltda

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/05/2014 - 13:53 e atualizado em 26/06/2014 - 12:33

Últimas

O que vem por aí