Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entrevista com o governador Jaques Wagner

Ele fala de sua militância política e o comando do governo baiano

Conexão Roberto D’Avila

No AR em 04/12/2011 - 23:00

Governador Jaques Wagner

O governador da Bahia, Jaques Wagner, é o convidado do Conexão Roberto D" Avila, neste domingo (4) às 20h. Na entrevista, ele fala da origem de sua família, da influência de seus pais e sobre algumas passagens difíceis vividas antes de chegar à Bahia. Jaques Wagner iniciou sua militância política na PUC do Rio de Janeiro, onde cursou Engenharia. Perseguido pelo regime militar, foi obrigado a abandonar a faculdade, saindo do Rio, passando por São Paulo e Minas Gerais, até se instalar definitivamente em Salvador, de onde não saiu mais.

Na conversa com o jornalista Roberto D"Avila, Jaques Wagner conta sobre as mudanças na Bahia, depois que o grupo de Antonio Carlos Magalhães deixou de dominar o cenário político do estado. Em 2006, o petista derrotou os carlistas na eleição para governador ainda no primeiro turno, o que repetiu quatro anos depois em sua reeleição, conquistando 63% dos votos. O governador comenta também sobre os investimentos nas áreas de saúde, saneamento e moradia e, como está enfrentando a questão da segurança pública.


Com larga experiência e considerado um hábil articulador político, Jaques Wagner teve três mandatos de deputado federal. Foi no Congresso Nacional que fortaleceu sua liderança no PT, quando o partido ainda era oposição. Depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, ele assumiu funções importantes no governo petista. No primeiro mandato de Lula, foi ministro do Trabalho e Emprego, Secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência e, durante o episódio do mensalão, atendeu ao chamado do presidente e assumiu a pasta de Relações Institucionais, assumindo papel importante na condução da crise. Com essa atuação na linha de frente do governo, ganhou expressão projeção nacional


Um dos fundadores do PT, Wagner começou na luta sindical na Bahia. Foi durante um congresso de petroleiros em Salvador que conheceu Lula e colaborou na criação do partidos dos trabalhadores. Desde então, tem uma relação estreita com Lula.






Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/12/2011 - 02:00 e atualizado em 05/12/2011 - 02:00

Últimas

O que vem por aí