Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça Douglas Mattos, o criador do aplicativo BioMob

Com paralisia cerebral, ele busca promover a mobilidade urbana

Programa Especial

No AR em 15/05/2021 - 09:00

O Programa Especial desta semana traz o perfil de Douglas Mattos, que tem paralisia cerebral, e lançou um aplicativo para promover a mobilidade de pessoas com deficiência na Cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Na entrevista ao Programa, Douglas conta que trabalha no setor de Telecomunicações e é um dos criadores do aplicativo BioMob. Lançada em 2016, o aplicativo destaca quais estabelecimentos e lugares são acessíveis em Petrópolis. O aplicativo traz informações sobre áreas de lazer, locais de alimentação, hospedagem, espaços culturais, clínicas e hospitais, calçadas, banheiros e transporte.

Douglas Mattos
 Douglas Mattos criou um aplicativo para promover a mobilidade de pessoas com deficiência - Divulgação/TV Brasil

Em reconhecimento à criação do aplicativo, Douglas recebeu o Prêmio Empresarial de Petrópolis, em 2019. Ele diz que nunca se sentiu limitado por causa da deficiência física, consequência da paralisia cerebral, e destaca a importância de ter conquistado autonomia na vida. Douglas é casado, vai a academia, faz fisioterapia, musculação, e ao contrário do que muitos acreditavam, ele conseguiu realizar o sonho de ser pai. A esposa, Juliana Vieira, o filho, Artur Mattos, e o pai, Jorge Mattos também falam da trajetória de Douglas.

Na série Atividades Artísticas, nossa repórter Fernanda Honorato, que tem Síndrome de Down, entrevista Luciano Alves, pintor com a boca, que é tetraplégico. Ele conta à Fernanda sobre o acidente de mergulho que o deixou tetraplégico, o processo de reabilitação pelo qual passou e quando surgiu o interesse dele pela pintura. Luciano disse que fazia reabilitação em uma clínica, onde tinha aulas de artes manuais, e insistiu para que um professor o deixasse participar de uma aula de pintura. Ele conta que pediu para que colocassem um pincel em sua boca e uma tela a sua frente, para que ele tentasse fazer alguma coisa.

Luciano Alves e Fernanda Honorato
Fernanda Honorato recebe o pintor Luciano Alves, que faz pinturas com a boca e é tetraplégico - Divulgação/TV Brasil

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/05/2021 - 17:10

Últimas

O que vem por aí