Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história de Janaína, que nasceu com surdez profunda

Filha de pais ouvintes, Janaína aprendeu Libras e Português

Programa Especial

No AR em 12/06/2021 - 09:00

O Programa Especial desta semana conta a história de Janaína, que nasceu com surdez profunda. Filha de pais ouvintes, Janaína aprendeu Libras e Português. Ela tem uma irmã mais nova, a Débora, que é ouvinte e aprendeu Libras quando ainda era bebê. Janaína nasceu prematura, e conta que foi o pai quem percebeu a surdez da filha após a porta bater quando ela estava dormindo. “Ele percebeu que eu era surda porque a porta bateu e eu estava dormindo e não acordei".

Janaína com a filha e o marido
Janaína com a filha e o marido - Divulgação/TV Brasil

Os pais procuraram uma escola para surdos, a Concórdia, que utilizava o método de “Educação Total”, que ensina a criança a falar e a sinalizar ao mesmo tempo. Quando a irmã Débora nasceu, Janaína ficou triste, pois queria que a irmã fosse surda. Então, quando a viu no hospital, já começou a ensinar Libras para ela.

Débora, irmã de Janaína
Débora, irmã de Janaína - Divulgação/TV Brasil

Débora conta que a relação entre ela e a irmã é muito forte e que aprendeu a língua de sinais antes mesmo de falar. Débora diz que até hoje se sente mais confortável com a Libras do que com o Português. O marido de Janaína, Gilberto, fala como a conheceu, como fizeram para se comunicar no começo e a felicidade do casal em terem a filha Victória.

Na série sobre Atividades Artísticas, Larissa Coelho fala a Fernanda Honorato que se interessou por dublagem após ver um documentário sobre as dubladoras de um filme que havia assistido. Ela conta que entrou na profissão após ver uma propaganda sobre um curso profissionalizante em um outdoor. E então ela pôde realizar seu sonho.

Fernanda Honorato e Larissa
Larissa conta a Fernanda Honorato como conseguiu realizar o sonho de ser dubladora - Divulgação/TV Brasil

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/06/2021 - 16:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí