Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A inclusão no mercado de trabalho

Em São Paulo, Zé Luiz Pacheco mostra uma autoescola especializada em

Programa Especial

No AR em 07/12/2013 - 12:30

Marcos Xidlovsky e Zé Luiz PachecoFlávio Ferreira tem apenas quinze por cento da visão de um dos olhos. Mas isso não o impediu de trabalhar com imagens. Ele é diretor de fotografia. Fernanda Honorato conversou e mostra como é o trabalho dele. “Me acomodei muito bem na profissão, a câmera foi generosa comigo. Botei o olho na câmera e falei: ‘Nossa, eu acho que estou adaptado’. E aí, quando viram o resultado, as pessoas elogiaram a minha iluminação, os trabalhos fotográficos”, conta.

Em Niterói, João Marcos Andrade faz curso de Panificação e Confeitaria no SENAI e tem síndrome de Down. Este ano, João ganhou a medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento, um concurso estadual. Para o professor do curso profissionalizante, Gevenaldo Oliveira, João é um ótimo aluno. “João cumpre com seus horários, procura fazer tudo sozinho, ele não quer que eu coloque a mão em nada. Então para mim está sendo uma experiência muito boa”, relata o professor.

Formada em psicologia, a arte-educadora Camila Alves tem deficiência visual. Camila, que sempre vai acompanhada de seu cão-guia para o trabalho no Centro Cultural Banco do Brasil, está em constante contato com o público. “Sou educadora do grupo de pesquisa em acessibilidade e esse grupo também, em particular, realiza a elaboração de atividades que visam acolher diversas necessidades de diversos públicos que a gente recebe, sejam eles com deficiência visual, deficiência auditiva, autismo, síndrome de Down. Enfim, é um trabalho também de elaboração de atividades voltadas para todos os públicos com deficiência.”

Em São Paulo, o repórter Zé Luiz Pacheco vai a uma autoescola especializada no atendimento a pessoas com deficiência que querem se tornar motoristas profissionais. O auxiliar administrativo Marcos Xidlovsky, deficiente físico, está tirando carteira para poder trabalhar dirigindo micro-ônibus. “No início, eu fiquei com um pouco de receio, porque eu não sabia o que havia pela frente. Mas, é super simples, fácil, basta a pessoa prestar atenção, ter calma, que ela consegue. É persistir e jamais desistir”, completa Marcos.
 





Apresentação: Juliana Oliveira

Direção: Angela Reiniger

Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco

Produção: Ricardo Petracca
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/11/2013 - 12:21 e atualizado em 06/01/2014 - 19:48

Últimas

O que vem por aí