Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cores & Cores

Fernanda Honorato, primeira repórter do Brasil com síndrome de Down,

Programa Especial

No AR em 25/05/2013 - 13:30

Candy UrangaEsta semana, o Programa Especial entrevista a artista plástica Candy Uranga. Formada pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, Candy é deficiente auditiva e conversa sobre sua relação com a pintura e com a arte, de forma geral.

– A arte evita que a gente fique deprimido e permite que tenha contato, tenha comunicação e que esqueça os problemas. Não existe silêncio na arte e na pintura. A gente fala através dela – afirma.

Ainda no Rio de Janeiro, Fernanda Honorato recebe a medalha Pedro Ernesto, principal condecoração carioca, por sua atuação como primeira repórter do Brasil com síndrome de Down. Patrícia Onida, coordenadora de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal do Rio de Janeiro homenageia Fernanda.

– Reconhecemos seus feitos (...) nesse movimento, nessa causa em que a Fernanda vem se engajando já há muitos anos. É por isso que consideramos este dia de hoje um marco – conclui.

Em São Paulo, a equipe do programa conhece a história de Ana Amália, autora de uma tese de doutorado. Devido a um AVC, Ana tem a síndrome do Encarceramento, em que todos os movimentos do corpo, com exceção dos olhos, são paralisados. Contudo, a parte intelectual não é afetada. Conversamos com a mãe dela, Ana Barbosa:

– Eu admiro nela a capacidade de não se ver como vítima e de explorar tudo aquilo que ficou íntegro, que é seu conhecimento e sua memória – declara.

Em Foz do Iguaçu, o repórter Zé Luiz Pacheco visita o Parque das Aves, uma das atrações turísticas mais importantes da cidade, que alia turismo ecológico à preservação ambiental. Ele conversou com a Gerente de Marketing do parque, Karin Wolf.




Criado em 30/10/2012 - 17:22 e atualizado em 28/05/2013 - 15:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí