Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Deficiência visual e independência

Conheça a história de uma alemã que ficou cega aos 12 anos e se

Programa Especial

No AR em 24/05/2014 - 13:30

A alemã Siljia perdeu a visão num acidente de carroO Programa Especial desta semana mostra como é a vida de alguém que tem deficiência visual, mas consegue ser independente. Você vai conhecer a história de Siljia Korn, uma alemã que ficou cega aos 12 anos e hoje é artista plástica. Durante a reportagem, Siljia fez um quadro inspirado na visita da equipe do programa à casa dela, em Berlim. Ela conta na reportagem que, após ficar cega,  adquiriu um conhecimento sobre perfumes que a ajudou a interagir novamente com as pessoas.

“Fiquei cega depois de um acidente de carro e aí a vida se tornou muito difícil para mim. Eu não sabia como conhecer pessoas. E quando eu tinha, sei lá, 13, 14, 15 anos eu tive a ideia de usar perfumes para entrar em contato com as pessoas. Eu sabia todos os perfumes de cor e quando sentia um, eu puxava assunto com as pessoas que estavam usando aquele perfume. Quando eu andava de metrô e sentava ao lado das pessoas, eu perguntava para elas se era aquele perfume que estavam usando. Eu falava sobre isso como alguém fala sobre moda. E, através disso, eu conseguia entrar em contato com meninas da minha idade.”

A equipe também visitou um restaurante que expõe obras de arte, inclusive os quadros de Siljia, e acompanhou um passeio de patins no qual Siljia é guiada pelo marido.

De volta ao Brasil, a equipe visita o instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, e conversa com a professora Elcy Maria Andrade Mendes sobre orientação e mobilidade e independência.

“Orientação e Mobilidade são um conjunto de técnicas que permite mostrar para o deficiente visual que ele pode ser tão independente como uma pessoa que enxerga”.

Confira tudo no Programa Especial.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/05/2014 - 11:39 e atualizado em 26/05/2014 - 16:34

Últimas

O que vem por aí