Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Nacional da Luta e Dia dos Surdos

Programa Especial revela a trajetória e o dia-a-dia de pessoas que

Programa Especial

No AR em 20/09/2014 - 13:30

Fernanda Honorato conversa com Ana Cláudia Correa, do grupo virtual RJDownCristiane Vicente no laboratório da Fiocruz, onde trabalha.O CaminhaDown foi uma passeata organizada pelo grupo virtual RJDown, com intuito de chamar a atenção para a defesa dos direitos das pessoas com síndrome de Down. Fernanda Honorato conversa com uma das organizadoras, Ana Cláudia Correa. “A minha maior reivindicação é que as pessoas com síndrome de Down tenham uma inclusão verdadeira, que a gente siga o artigo 24 da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e que as escolas sejam efetivamente inclusivas”, explica Ana Cláudia.

Cristiane Vicente trabalha como assistente técnica em um laboratório da Fiocruz e é surda. Ela explica à equipe do programa seu dia-a-dia na instituição: “pesquisamos os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes Camila Rebello: "Com o carro, eu ganho o mundo."albopictus. O trabalho de pesquisa é importante para a criação de vacinas e para a saúde da população. É importante evitar que as pessoas peguem alguma doença.”

A designer Camila Rabello, que é surda oralizada, compartilha um pouco de sua vivência com o Programa Especial. “Tenho muita vontade de pegar a estrada, de conhecer alguma cidade nova. É muito importante para a pessoa com deficiência auditiva se incluir na sociedade, até para participar de tudo o que está acontecendo no mundo. Tudo é possível, só não pode desistir, e tentar sempre”, conclui Camila.

 




Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/09/2014 - 19:59 e atualizado em 23/09/2014 - 18:46

Últimas

O que vem por aí