Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Esportes e tecnologia a favor das pessoas cegas

De que maneiras esportes adaptados e inovações tecnológicas podem

Programa Especial

No AR em 24/01/2015 - 12:30

No Uruguai, a equipe do programa acompanha uma aula de esgrima adaptada e seu papel na reabilitação de pessoas com deficiência visual. O treinador Franco de Caria explica que “a esgrima está pensada para pessoas cegas. Os que têm baixa visão ou muito pouca visão  tampam os olhos usando uma venda e ficam na mesma condição dos cegos totais.”

Júlio Dias tem 25 anos, baixa visão e adora praticar esportes, como futebol e natação. “Há mais ou menos dois meses, fui a uma competição em que ninguém sabia que eu era deficiente, só depois que acabei de nadar lá (…). Para o meu ego, foi ótimo!”, brinca Júlio.

A Bengala Inteligente tem um sensor eletrônico que vibra e emite sons quando o usuário se aproxima de algum obstáculo. O projeto foi desenvolvido pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico em Eletrônica, Gabriela e Thiago. “O sensor manda um impulso para o motor e para o apito. Quando apita, isso é um sinal que ela tem que procurar um novo caminho, porque tem algum obstáculo na frente”, explicam os estudantes.

 

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/01/2015 - 16:52 e atualizado em 26/01/2015 - 17:19

Últimas

O que vem por aí