Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professora Arlene Clemesha é entrevistada no Espaço Público

Especialista em História Árabe, docente analisa ações do Estado

Espaço Público

No AR em 02/03/2015 - 02:00

Professora de História Árabe Arlene Elizabeth Clemesha na bancada do Espaço PúblicoO programa Espaço Público desta terça-feira, 24/02, recebe a professora de História Árabe, Arlene Elizabeth Clemesha. A especialista faz uma análise do grupo Estado Islâmico – jihadistas radicais armados que chocam o mundo com a decapitação de civis ocidentais.

Com o objetivo de estender o califado iraquiano para Arábia Saudita, Iêmen, Argélia, Egito e Líbia, o grupo também prega o combate à cultura ocidental e sua influência no Oriente Médio.

Arlene Clemesha também debate a origem dos conflitos árabes e a resposta dos países ocidentais à vulnerabilidade política na região. Em palestra realizada na Câmara Árabe, em setembro do ano passado, a historiadora afirmou que “ a situação de instabilidade política por que passam muitos países árabes hoje têm origem no século 20 e são resultado da dominação estrangeira nos países do Oriente Médio e do Norte da África (...)”.

Segundo a historiadora, as constantes interferências na região, as invasões de territórios, as guerras e os acordos políticos secretos levaram ao surgimento e à expansão do nacionalismo árabe e de grupos radicais.

O Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior. Ainda participa do debate, como jornalista convidado, Silvio Queiroz, do jornal Correio Braziliense.




Criado em 24/02/2015 - 12:32 e atualizado em 26/02/2015 - 19:11

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí