Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A TV das Ilhas Comores

País oferece telejornal falado em francês e produzido por uma emissora

A TV que se faz no Mundo 2

No AR em 06/09/2013 - 02:00

Um dos telejornais locais é falado em francês por uma chinesaNesta semana, A TV que se faz no mundo passeia pela União das Comores, ou simplesmente Comores, uma república federal insular, que compreende três das quatro ilhas principais do Arquipélago das Comores, entre a costa oriental de África e Madagáscar. O país é banhado a norte pelo Oceano Índico e a sul pelo Canal de Moçambique, sendo os seus vizinhos mais próximos a possessão francesa de Mayotte, a sudeste, Moçambique a oeste, e as Seicheles a nordeste. Comores compreende as ilhas Grande Comore, Mohéli e Anjouan.

Em Comores, ao zapear em Moroni, a capital do país, o telespectador poderá cair em...um casamento. É que lá os festejos duram às vezes uma semana inteira e representam para os Comorianos um investimento financeiro de toda uma vida. As danças, les courses de buffles, e a cerimônia religiosa são apresentadas como eventos e são transmitidas integralmente nos pequenos canais locais. Isso faz a alegria do telespectador local, que adora assistir a isso.

Ao continuar zapeando, o telespectador poderá cair no canal oficial ORTC, o canal do Estado, inaugurado há sete anos pelos chineses, novos mestres econômicos dessa região do mundo. Nele, assiste-se aos discursos sem fim do presidente e também a outros programas feitos para glorificar o regime islâmico no poder. E o mais surpreendente: o telejornal transmitido em francês, produzido pela CCTV (a televisão chinesa), e apresentado por uma jornalista chinesa que fala francês.

Se o telespectador quiser ouvir outro tipo de som , terá de buscar entre a variedade de pequenos canais independentes nos quais se expressa a jovem cena rap local.


Título Original: Toutes les Teles du Monde
Título no Brasil: A televisão que se faz no mundo - Ilhas Comores
País de Origem: França
Ano: 2009
Duração: 26 min.
Diretor: Hervé Rébillon
Diretor Geral: Vladimir Donn
Gênero: Documentário
Categoria: Documentário
Formato: Série

Criado em 23/08/2013 - 13:02 e atualizado em 04/09/2013 - 18:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí