Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A TV que se faz na Letônia

A população adora os programas de competição de canto

A TV que se faz no Mundo 2

No AR em 20/09/2013 - 02:00

Nesta semana, a viagem de A TV que se faz no mundo é pela Letônia. Se você ligar a TV local terá todas as chances de assistir a um concurso de canto. É que neste pequeno país, de pouco mais de 2 milhões de habitantes, a cultura musical está no coração da identidade nacional. Ainda mais depois da Revolução Cantante, que permitiu à Letônia e a seus dois vizinhos bálticos se libertarem do jugo soviético.

Em "Singing Families", famílas recrutadas em todo o país se enfrentam todos os domingos à noite, ao vivo, num grande show que junta todas as gerações de telespectadores.

Na Letônia, 35% da população falam russo. Por isso, nada mais natural do que a televisão se dirigir a essa importante minoria. Principalmente porque a maior parte dos russos nunca aprendeu o letão. Um dos canais públicos, por exemplo, apresenta a metade de seus programas em russo, e dois canais privados transmitem exclusivamente nessa língua.

E é entre a problemática linguística e o contexto particularmente difícil que o país tenta reencontrar o espírito de união que o animava há mais de 20 anos.  Nesse ambiente patriótico, até a gastronomia entra em cena. O país também tem o seu Jamie Oliver local: ele se chama Martin Sirmais e tornou-se o novo mestre da arte culinária local, destronando seu xará Martin Simis, graças a quem o letão redescobriu as bases de sua cozinha.




Título Original: Toutes les teles du monde
Título no Brasil: A televisão que se faz no mundo - Letônia
País de Origem: França
Ano: 2009
Duração: 26 min.
Diretor: Karim Miské
Diretor Geral: Vladimir Donn
Gênero: Documentário
Categoria: Documentário
Formato: Série
Produtor: Point du Jour (Vladimir Donn & Luc Martin-Gousset)

Criado em 04/09/2013 - 18:41 e atualizado em 17/09/2013 - 16:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí