O Programa Especial desta semana mostra os benefícios das atividades esportivas para as pessoas com deficiência. Neste episódio, Fernanda Honorato entrevista a patinadora cega Bia Santana, em São Paulo. Fernanda também participa de uma aula de golfe para pessoas com deficiência intelectual, no Rio de Janeiro.
A corredora Zilda Vieira, de 79 anos, que tem microcefalia e mora no o Espírito Santo, conta a trajetória dela no esporte. Nossa equipe ainda conversa com os responsáveis pelo projeto Bike sem Barreiras, que oferece passeios de bicicleta para pessoas com deficiência física e visual.
Após perder a visão, Bia Santana dedicou-se à patinação. Ela participa de torneios de patinação para cegos no Brasil e no exterior. Fernanda Honorato acompanhou um dia treino da paratleta e Bia contou como se interessou pela patinação. A patinadora afirma que não existe sensação melhor do que estar sobre patins.
Na reportagem sobre o projeto Golfe Especial PCD, Fernanda conversa com a coordenadora da iniciativa, Rosangela Ruffato, e participantes. A coordenadora fala como a atividade esportiva ajuda os alunos na concentração, no equilíbrio, e na coordenação motora.
E a corredora Zilda Vieira fala ao Programa Especial como começou a carreira de paratleta, que ficou apaixonada ao ver uma corrida, aos 70 anos de idade, e se entusiasmou e não parou nunca mais.
O projeto “Bike sem Barreiras”, que começou no Rio de Janeiro este ano, na praia do Flamengo, mas foi inaugurado em 2016, no Recife, Vladimir Novaes, um dos coordenadores do projeto, explica como ele funciona e os tipos de bicicleta disponíveis.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.