Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Horácio de Mattos, do garimpo a último coronel do Brasil.

 

"Para manter a liderança, o "coronel" sente a necessidade de se apresentar como campeão de melhoramentos locais, senão para contentar amigos, pelo menos para silenciar os adversários. E o prestígio político de que desfruta o habilita como advogado de interesses locais."

Barbosa Lima Sobrinho em Prefácio à segunda edição de "Coronelismo, Enxada e Voto" de Victor Nunes Leal.




Horácio Queirós de Mattos nasceu no interior da Bahia em Brotas de Macaúbas, Chapada Velha no ano de 1882. Sua família foi uma das primeiras a chegar na região a fim de explorar os diamantes e carbonatos que se tornaram escassos em Minas Gerais. O minério representava na República Velha não só o poderio econômico, mas também uma forma de poder supremo, de alcançar o título de coronel. Por essa razão, diversas terras eram centralizadas nas mãos dos coronéis, considerados protetores ou defensores do homem sem direito, o povo. Diante da morte de seu tio, Clementino Mattos, Horácio herdou o título de chefe patriarcal da família, as terras e vários inimigos como Militão Rodrigues Coelho. Diferentemente do modo violento com que muitos coronéis comandavam, Horácio de Mattos sempre procurava as vias legais de fazer justiça social, embora tivesse que optar pela luta armada ao lado de seus jagunços. A arma fundamental para o império de Horácio de Mattos, não era a força física, já que não detinha grande exército de jagunços, mas sim, a inteligência, com as estratégias.

"Não humilhar ninguém, mas também nunca se deixar humilhar, por quem quer que seja;
Não roubar jamais, sejam quais forem as circunstâncias, nem permitir que alguém roube e fique impune;
Ser leal com os parentes e amigos, protegendo-os sempre;
Ser leal com os inimigos, respeitando-os em tempos de paz e enfrentando-os em tempos de guerra;
Não provocar, nem agredir, mas se for ofendido, colocar a honra acima de tudo e reagir, porque de nada adianta viver sem a dignidade."

Código de honra da família Mattos.

 


Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/03/2012 - 21:56 e atualizado em 23/03/2012 - 21:56

Últimas

O que vem por aí