Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Consciência Negra de Luiz Carlos da Vila

Especial com o compositor que mais celebrou o Dia da Consciência Negra

Musicograma

No AR em 13/09/2013 - 22:30

Luiz Carlos da VilaLuiz Carlos da VilaO Musicograma desta semana traz o especial A Consciência Negra de Luiz Carlos da Vila. Autor de inúmeras composições de sucesso, Luiz Carlos da Vila sempre foi convidado a celebrar e participar das comemorações do dia da Consciência Negra. No dia 20 de outubro de 2008, ele faleceu, aos 59 anos. Deste dia, fez-se um dia de luto para o samba. Nascido em Ramos, viveu entre as Vilas Kennedy e da Penha e, por isso mesmo, recebeu este apelido.

O programa relembra o sucesso de suas músicas que, em geral, são alegres e espirituosas mas também preocupadas com os diferentes aspectos da realidade política e social do povo brasileiro. Um de seus grandes sucessos, o samba-enredo, “Kizomba - A Festa da Raça”, foi composto em parceria com Jonas e Rodolfo e deu a vitória, no carnaval de 1988, à Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, em que era integrante da ala dos compositores.

Luiz Carlos da Vila era conhecido como o Poeta do Samba e sabia tocar acordeon e violão. Frequentava o Cacique de Ramos, onde apresentava seus sambas. Além de Kizomba, suas músicas mais conhecidas são “O Sonho não Acabou” - uma homenagem a Candeia - “O Show tem que Continuar”, “Além da Razão” e “Doce Refúgio” - um poema dedicado ao Cacique de Ramos. A música “Por um Dia de Graça” se tornou um dos hinos das "Diretas Já". Seu disco de estreia, que tinha seu nome como título, foi produzido por Martinho da Vila, em 1983. O último solo, de 2005, “Um Cantar à Vontade”, traz uma coletânea de sua obra, registrada ao vivo.

Luiz Carlos da Vila tem músicas gravadas por Simone, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Alcione, Jair Rodrigues e Jorge Aragão, entre outros. Orgulhoso, exaltou em seus poemas a negritude e a mistura de raças. Poucos compositores fizeram no samba, ou em qualquer outro gênero, esta grande festa da raça negra.





Criado em 09/11/2012 - 15:00 e atualizado em 11/09/2013 - 14:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí

50 anos depois, a lua ainda fascina

Caminhos da Reportagem | terça, 22h30

O grande salto: 50 anos do homem na lua