Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sueli Costa e Lucinha Lins

Carreiras multifacetadas marcam a trajetória artística das

Musicograma

No AR em 29/09/2013 - 00:30

Sueli Costa - Arte: Osmério EllerLucinha Lins - Arte: Osmério EllerEntre os anos 1970 e 1980, não havia álbum em que, na ficha de crédito, não aparecesse o nome de Sueli Costa. Era questão de honra, de bom gosto e desafio a qualquer intérprete cantar Sueli Costa. Aberta tanto aos parceiros quanto aos temas, registrou em versos e melodias as mudanças de comportamento das últimas três décadas do século XX.

Sueli Costa iniciou a carreira profissional, com o apoio de Nara Leão, em 1967, que gravou a canção "Por Exemplo, Você", feita em parceria com João Medeiros Filho. Sueli nasceu no Rio de Janeiro, mas passou a infância e a adolescência em Juiz de Fora, onde cursou faculdade de Direito e viveu a efervescência cultural traduzida nos célebres festivais de música da cidade mineira. Isto foi fundamental para a carreira no Rio de janeiro, iniciada em 1970, no V Festival Internacional da Canção, onde se classificou em terceiro lugar com "Encouraçado" Atualmente, Sueli Costa está divulgando o CD “Amor Blue”, lançado em 2007.

Atriz e cantora, a adolescência de Lucinha Lins é parecida com a de Sueli Costa. Criada no bairro da Tijuca, logo se envolveu com a música, quando se juntou a um grupo de amigos e formou o MAU (Movimento Artístico Universitário), onde começou a cantar e conheceu o músico, compositor e futuro marido Ivan Lins.

Nos anos 1970, Lucinha e Ivan eram conhecidos no meio musical, nos festivais e, ainda, nos estúdios onde ela gravou jingles. Daí vieram os comerciais para a televisão e, finalmente, a revelação do belo rosto por trás da bela voz, quando venceu, em 1981 o MPB Shell com a canção “Purpurina”.

Com a vida profissional multifacetada no cinema, na televisão e nos musicais, Lucinha não tem uma discografia regular, mas em 2002 gravou “Canção brasileira – Lucinha Lins interpreta Sueli Costa”, submetendo-se à prova de talento e de bom gosto.


Criado em 11/09/2013 - 14:43 e atualizado em 11/09/2013 - 15:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí