Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

As Minas de Yuri Popoff e Maurício Tizumba

Músicos mineiros revelam a força da cultura tradicional em seus

Musicograma

No AR em 24/02/2013 - 00:30

Yuri PopoffMaurício TizumbaEntre os muitos olhares sobre as culturas musicais tradicionais mineiras, os do baixista e compositor Yuri Popoff e os do ator, cantor, compositor, congadeiro e instrumentista Mauricio Tizumba ganham uma importância vital para o respeito e manutenção dessas culturas: eles mergulham nessas culturas e expõem, em seus trabalhos, a capacidade que elas possuem de dialogar com a música mundial.

Youri Popoff, filho de um ucraniano e de uma mineira, nasceu no interior de Minas Gerais. Cresceu ouvindo cantos sagrados e folias em Montes Claros, elementos que manteve na sua música, em perfeita harmonia com os clássicos. Prêmio Sharp de Música Instrumental, ao lado de Altamiro Carrilho, Paulo Moura e Hermeto Pascoal e ainda Prêmio Revelação pelo CD “Catopê”, ambos em 1993, Popoff ganhou fama e manteve o prestígio como músico de estúdio e acompanhante. Seu nome está ligado às turnês internacionais de  Nana Caymmi, Maria Bethânia, Beto Guedes, Toninho Horta, João Donato, Selma Reis, Leila Pinheiro e Cássia Eller, entre outros.

Maurício Tizumba é mineiro de Belo Horizonte e apesar de ter nascido na capital, carrega a herança dos tambores de congado trazida pelos parentes que vieram do interior. Moçambiqueiro assumido, cuja força cultural imprime em tudo o que faz, Tizumba aprofunda cada vez mais o olhar nos ritmos, contos e sincretismo afro mineiro.

A criação de Maurício Tizumba não se limita à música. Há quase duas décadas  fundou e mantém a Companhia Burlantins que leva espetáculos cênico-musicais às ruas. Com trabalhos no cinema e no teatro, Tizumba foi estrela de “Besouro Cordão de Ouro”, “A Turma do Pererê”, “Saltimbancos”, “Grande Otelo – Eta moleque bamba” e “O Homem que sabia Português”, entre outros projetos. Atualmente trabalho a divulgação do CD e DVD “Maurício Tizumba no Mercado”, lançado em 2008.




Criado em 13/02/2013 - 18:06 e atualizado em 13/03/2013 - 15:16

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí