Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Virtuoses: Hamilton de Holanda e Yamandu Costa

Musicograma destaca a trajetória de dois músicos de qualidade

Musicograma

No AR em 14/07/2013 - 00:30

Yamandu Custa - Arte: Osmério EllerHamilton de Holanda - Arte: Osmério EllerQuando lançou o primeiro CD, em 2001, Yamandu Costa marcou a divulgação com uma frase forte: "Eu carrego o Brasil nas cordas do meu violão". Era muita pretensão para um guri de apenas vinte e um anos de idade, num país onde reinam os violões de Garoto, Dilermando Reis, João de Aquino, Rosinha de Valença, Baden Powel e Raphael Rabello, entre outros. Mas bastaram as primeiras apresentações de Yamandu para os críticos e o público compreenderem que ele dizia a verdade.

Admitindo as influências e lições herdadas das invencionices sem fronteiras do violão brasileiro, Yamandu cresce a cada trabalho. A mudança do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro, que resultou no CD "El negro del blanco", em que dueta com o clarinetista Paulo Moura é uma prova disto.  Atualmente, Yamandu é o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior, com shows na Rússia, em toda Europa, Macedônia, Israel, Chipre, Índia, China, Japão, Coreia do Sul, Zimbabwe, Cabo Verde, Emirados Árabes, Austrália, EUA, Canadá, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai.

Em 2012, o artista gaúcho ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD "Mafuá" e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD "Lida". Em 2010, o CD "Luz da Aurora" com o carioca Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino.

O Musicograma oferece a oportunidade rara de o público conhecer os caminhos e talentos de Yamandu e de Hamilton Holanda que na França é conhecido como "Le Prince de la Mandoline"; nos Estados Unidos foi batizado de "Jimi Hendrix do bandolim", mas a melhor definição vem do poeta e produtor Hermínio Bello de Carvalho: "Hamilton  tem a sensibilidade de Jacob do Bandolim somada à assombrosa técnica de Luperce Miranda".




Criado em 28/06/2013 - 14:38 e atualizado em 01/08/2013 - 14:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí